domingo, 9 de julho de 2017

Contos de Mistérios

Apresentando aqui os cinco elementos essenciais na estrutura narrativa dos Contos de Mistérios.

OS CINCO ELEMENTOS ESSENCIAIS DE UM MISTÉRIO

Um mistério é uma história que tem cinco elementos básicos, mas essenciais. Estes cinco componentes são: os personagens, a configuração, o enredo, o problema e a solução. Esses elementos essenciais mantêm a história permitem que as pistas para a solução do mistério sejam reveladas de uma maneira lógica que o leitor possa seguir.

Personagens
Os personagens são os indivíduos da história. O autor deve introduzir os caracteres na
História com informações suficientes que o leitor pode visualizar cada pessoa. Isto é conseguido fornecendo descrições dos atributos físicos de um personagem e traços de personalidade. Cada história deve ter um personagem principal. O personagem principal determina a forma como o enredo ou mistério vai se desenvolver e é geralmente a pessoa que vai resolver O problema que a história se concentra. No entanto, os outros personagens também são muito importantes porque podem fornecer pistas para resolver o mistério ou eles podem até tentar jogar o personagem principal (e o leitor!) fora da pista. Todos os personagens devem permanecer fiel à descrição do autor ao longo da história para que o leitor possa entender e acreditar na ação que está ocorrendo - e talvez até mesmo prever qual personagem pode fazer o próximo.

Configuração
A configuração é o local da ação. Um autor deve descrever o ambiente ou o ambiente do
Mistério em tal detalhe que o leitor sente que ele ou ela pode imaginar a cena. Configurações incomuns (como Mundo de fantasia) pode ser interessante, mas as configurações diárias podem ajudar um leitor a visualizar melhor a história. Pode ser especialmente divertido usar um cenário familiar para que o leitor se sinta ainda mais ligado ao enredo!

Enredo
O enredo é a história real em torno da qual todo o livro é baseado. Um enredo deve ter um começo muito claro, meio e fim - com todas as descrições e suspense necessários - para que o leitor possa entender a ação e siga ao longo do início ao fim.

Problema
Cada mistério tem um problema a resolver, geralmente quem cometeu um crime e por quê. Autores devem preencher as histórias com pistas, de modo que o leitor pode tentar resolver o quebra-cabeça junto com os personagens. Às vezes, um autor pode inserir uma pista falsa apenas para jogar o personagem (e leitor) fora da pista.

Solução
A solução para o problema é a maneira como a ação é resolvida - encontrar um item ausente ou a pessoa que roubou por exemplo. É importante que a solução seja crível. Os autores devem ter a certeza de incluir todas as pistas necessárias para encontrar a solução na história em algum lugar (mesmo se eles estão escondidos muito sorrateiramente! – sneakily! – ).



Cam Jansen super sleuth squad

www.penguin.com/camjansensleuthsquad

Viking Children’s Books

Puffin Books

Divisions of Penguin Young Readers Group

www.penguin.com/teachersandlibrarians

Nenhum comentário:

Postar um comentário