terça-feira, 10 de setembro de 2013

Conjunções

CONJUNÇÃO. É a palavra usada para ligar orações ou termos semelhantes de uma mesma oração.
“Joaquim escorregou | e | machucou a cabeça.”
 
Quando a conjunção está ligando duas ou mais orações, podemos perceber duas situações distintas. Dependendo do tipo de relação estabelecido pela conjunção: 

Joaquim escorregou e machucou a cabeça.
 
Juro que serei tolerante.
 
No primeiro exemplo temos duas orações independentes, com sentido completo (“Joaquim escorregou” e “Joaquim machucou a cabeça”), formando um período composto por coordenação; a conjunção que liga orações independentes é, por isso mesmo, chamada de coordenativa

No segundo exemplo, uma oração depende da outra: o verbo jurar não tem sentido completo, necessitando de um complemento (objeto direto); quem complementa o sentido do verbo jurar é, no caso, a oração seguinte (“que serei tolerante”), que funciona como objeto direto, estando, portando, subordinada à primeira oração. Formam um período composto por subordinação. A conjunção que une orações dependentes chama-se subordinativa

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS E SUBORDINATIVAS.



CONJUNÇÕES COORD. SINDÉTICAS

CONJUNÇÕES SUBORD. ADVERBIAIS
  01. ADITIVAS
  02. ADVERSATIVAS
  03. ALTERNATIVAS
  04. CONCLUSIVAS
  05. EXPLICATIVAS
  01. INTEGRANTE
  02. CAUSA
  03. CONSEQUÊNCIA
  04. CONDIÇÃO
  05. CONCESSÃO
  06. COMPARAÇÃO
  07. CONFORMIDADE
  08. FIM / FINALIDADE
  09. PROPORÇÃO
  10. TEMPO
  11. RESTRITIVA
  12. EXPLICATIVA


PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO.
 
Já sabemos que período é a frase constituída por uma ou mais orações. Formando um todo com sentido completo. O período pode ser simples ou composto:
 
a) Período Simples é constituído por uma oração apenas.

Os homens investigam o mundo.
 
b) Período Composto é constituído por duas ou mais orações: 

Os homens investigam o mundo, descobrem suas riquezas e constroem suas sociedades competitivas.
 
Os homens constantemente descobrem que as riquezas do mundo pertencem a alguns privilegiados.
 
Os homens investigam o mundo e descobrem que nele há riquezas incalculáveis.
 
Em “Os homens investigam o mundo, descobrem suas riquezas e constroem suas sociedades competitivas”, temos um período formado por três orações. E as três orações são independentes e poderiam mesmo constituir três orações absolutas: 

1ª oração: Os homens investigam o mundo.
2ª oração: Os homens descobrem as riquezas do mundo.
3ª oração: Os homens constroem suas sociedades competitivas. 

A relação que existe entre essas orações é semântica, não sintática: liga-as a sequência estabelecida entre os fatos que indicam. 

As estruturas sintáticas das três orações estão completas, o que faz com que sejam equivalentes coordenadas. A esse tipo de período chamamos Período Composto por Coordenação

Em “Os homens constantemente descobrem que as riquezas do mundo pertencem a alguns privilegiados.”, temos um período formado por duas orações. E mais: as duas orações interpenetram-se profundamente, formando um todo cujas partes isoladas não são capazes de produzir significação: 

1ª oração: Os homens constantemente descobrem
2ª oração: que as riquezas do mundo pertencem a alguns privilegiados 

São orações isoladas que pouco ou nada dizem. Observe o verbo da primeira: descobrem possui como sujeito homens. E esses homens descobre algo (descobrir é, no caso, um verbo transitivo direto). O objeto direto de descobrem é, nessa frase, a oração que as riquezas do mundo pertencem a alguns privilegiados. Percebemos, assim, que a segunda oração é parte integrante da primeira. A essas orações que desempenham função sintática em outras se dá o nome de orações subordinadas. Ao período formado por oração principal e oração subordinada chamamos Período Composto por Subordinação.
 
No terceiro período composto que nos serve de exemplo, notaremos a presença de uma oração subordinada (que nele há riquezas incalculáveis – objeto direto de descobrem) e de orações coordenadas (Os homens investigam o mundo/ e descobrem...). A esse tipo de período chamamos Período Composto por Coordenação e Subordinação ou Período Misto.

 
VEJA TAMBÉM:
  • CONJUNÇÃO COORDENATIVA
  • CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA






























Nenhum comentário:

Postar um comentário