PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Orações subordinadas adverbiais
CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS (ADVERBIAIS)
INTEGRANTE |
Quando introduzem orações subordinadas com função substantiva. |
Que (para a afirmação certa), se (para afirmação incerta) |
“Quero que você volte lá.”
“Não sei se devo voltar lá.”
CAUSA |
Quando exprimem a causa, o motivo do que se declara na oração principal. Causa pode ser definida como “aquilo ou aquele que determina um acontecimento.” |
porque, como (em oração sempre anteposta à principal), pois que, uma vez que, visto que, já que |
“Como a reunião fora adiada, voltamos para casa desalentados.”
CONSEQUÊNCIA |
Quando exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. |
que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão ... que, tanto ... que, tamanho ...que |
“Nunca abandonou seus ideais, de sorte que acabou concretizando-os.”
CONDIÇÃO |
Quando exprimem uma condição necessária para que se realize ou se deixe de realizar o fato contido na oração principal. Esse fato pode ser real ou hipotético. |
se, caso, contanto que, desde que, salvo se, exceto se, a não ser que, a menos que |
“Avise-me caso eles venham.”
CONCESSÃO |
Quando exprimem um fato que – podendo interferir na realização daquilo que contém a oração principal – não interfere. Em outras palavras: expressam uma circunstância que se opõe à condição: “Só irei se ele for.” Temos uma condição: o fato de eu ir só se realizará se essa condição for satisfeita. Compare agora com: “Irei mesmo que ele não vá.” E a distinção fica nítida; temos agora uma concessão: irei de qualquer maneira, independente de sua ida. |
embora, ainda que, ainda quando, mesmo que, conquanto, se bem que, posto que, apesar de, etc. |
“Apesar de permanecermos atentos, muitas coisas nos escaparam.”
COMPARAÇÃO |
Quando indicam o ser ou o fato com que se compara o elemento presente na oração principal. Evidenciam, pois, a semelhança ou dessemelhança entre seres e fatos. |
como ou pelas estruturas que formam o grau comparativo do adjetivo e do advérbio (tão ... como, mais (do) que ..., menos (do) que ...) |
“Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto o poento caminheiro.” (Álvares de Azevedo)
CONFORMIDADE |
Quando exprimem um fato que está de acordo com o que se declara na oração principal. |
conforme, como, consoante e segundo |
“Conforme é o pássaro, assim é o ninho.” (Provérbio Popular)
FIM OU DE FINALIDADE |
Quando indicam a intenção, a finalidade do que se declara na oração principal. |
afim de que, para que, que e, atualmente em desuso, porque (= para que) |
“Vamos nos unir a fim de que nossa força seja maior.”
“Orai, porque (= para que) | não entreis em tentação.” (Manuel Bernardes)
PROPORÇÃO |
Quando exprimem fatos que aumentam ou diminuem em relação ao que se declara na oração principal. |
à proporção que, à medida que ou ao passo que, tanto mais ... quanto mais, tanto menos ... quanto mais, quanto mais ... mais, etc. |
“À medida que o tempo passa, tudo se torna mais claro.”
“Quanto mais conheço os homens, mais gosto das mulheres.” (Barão de Itararé)
No exemplo “À medida que o tempo passa, tudo se torna mais claro.”, a oração proporcional indica gradação de tempo, deve-se observar o realce dado ao aspecto verbal. Há ideia clara de progressão simultânea à do fato declarado na principal.
TEMPO |
Quando exprimem as várias modalidades de tempo em que se pode situar o fato expresso na oração principal: simultaneidade, anterioridade, posterioridade... |
quando, enquanto, assim que, logo que, depois que, desde que, etc. |
“Sempre que ele vem, ocorrem problemas.”
“Antes de partir, avise-me.”
“Chegando ao Colégio, procure a sua sala.”
VEJA TAMBÉM:
- ESTUDANDO CONJUNÇÕES
- CONJUNÇÃO COORDENATIVA
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