terça-feira, 10 de setembro de 2013

Verbos Pronominais

VERBOS PRONOMINAIS: São aqueles que se conjugam com pronomes átonos integrantes:
Eu me arrependi do que fiz.
Ela se queixa de tudo.

Os pronomes que acompanham esses verbos não exercem nenhuma função sintática, sempre são conjugados com o verbo, não podem separar-se dele. Por isso, recebem o nome de pronomes integrantes do verbo. Exemplo:

Conjugação do verbo zangar-se:
 
MODO INDICATIVO


Presente

Pretérito Perfeito

Pretérito Imperfeito
zangou-me zanguei-me zangava-me
zangas-te zangaste-te zangavas-te
zanga-se zangou-se zangava-se
zangamo-nos zangamo-nos zangávamo-nos
zangais-vos zangastes-vos zangáveis-vos
zangam-se zangaram-se zangavam-se





Pret. Mais-Que-Perfeito


Futuro do Presente


Futuro do Pretérito
zangara-me zangar-me-ei zangar-me-ia
zangaras-te zangar-te-ás zangar-te-ias
zangara-se zangar-se-á zangar-se-ia
zangáramo-nos zangar-nos-emos zangar-nos-íamos
zangáreis-vos zangar-vos-eis zangar-vos-íeis
zangaram-se zangar-se-ão zangar-se-iam



MODO SUBJUNTIVO


Presente

Pretérito Perfeito

Futuro
me zangue me zangasse me zangar
te zangues te zangasses te zangares
se zangue se zangasse se zangar
nos zanguemos nos zangássemos nos zangarmos
vos zangueis vos zangásseis vos zangardes
se zanguem se zangassem se zangarem




zangar-se zangando-se -


INFINITIVO


GERÚNDIO


PARTICÍPIO

 
VEJA TAMBÉM:
  • ESTUDANDO O VERBO
  • VERBO REGULAR
  • VERBO IRREGULAR
  • VERBO AUXILIAR








Nenhum comentário:

Postar um comentário