terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pronomes

PRONOME. É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.
É necessário relembrar inicialmente que as pessoas de um discurso são três:
1ª pessoa = indica que fala ou emissor;
2ª pessoa = indica com que se fala ou receptor;
3ª pessoa = indica de quem se fala ou referente. 
Primeira pessoa do discurso corresponde, entre outros, os pronomes:
eu, nós, me, minha, este.
Segunda pessoa corresponde, entre outros:
tu, vós, teu, esse.
Terceira pessoa corresponde, entre outros:
ele, elas, seu, aquilo
A definição acima afirma que pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo; no primeiro caso, ao substituir o substantivo, o pronome desempenha a mesma função de um substantivo (pronome substantivo); no segundo caso, ao modificar o substantivo, o pronome exerce a função de um adjetivo (pronome adjetivo). 
Ele devolveu o livro e as canetas.
 
Temos na frase acima um pronome – ele – que nos indica a 3ª pessoa do discurso e nomeia um ser (que pode ser José, João, o aluno, o professor, etc., dependendo do contexto); por desempenhar a função de um substantivo, é um pronome substantivo.
Esta caneta é da professora.
 
Temos na frase acima um pronome – esta – que está modificando o substantivo caneta, determinando-o, especificando-o (não qualquer caneta, mas esta, ou seja, a caneta que está próxima de quem fala); por desempenhar a função de um adjetivo, é um pronome adjetivo.
Observação: o pronome é uma palavra variável, podendo ser flexionado em gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e pessoa (eu, tu, ele).

Dependendo do que estiver indicando, o pronome pode ser classificado em:
  • Pronome pessoal;
  • Pronome possessivo;
  • Pronome demonstrativo;
  • Pronome relativo;
  • Pronome indefinido;
  • Pronome interrogativo.
Pronome Pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso e apresenta variações de forma, conforme a função por ele exercida na oração, podendo ser reto ou oblíquo
Será reto quando exercer a função de sujeito da oração: 
Eu vou na esquina de lá, senão ele escapa outra vez!”
 
Os pronomes eu e ele exercem a função de sujeito das orações. O pronome eu indica a primeira pessoa (1ª pessoa) do discurso (de quem fala), e o pronome ele indica a terceira pessoa (3ª pessoa) do discurso (de quem se fala). 
Será oblíquo quando exercer a função de complemento: 
“Mamãe comeu tanto peru que um momento imaginei, aquilo podia lhe fazer mal.”
 
O pronome lhe da frase acima é um pronome pessoal que indica a terceira pessoa (3ª pessoa) do discurso (... comeu tanto que podia fazer mal ... Mal a quem? A ela, no caso, mamãe). Exerce a função de complemento verbal (objeto indireto).

Dependendo da acentuação, os pronomes pessoais oblíquos dividem-se em átonos e tônicos.
Observação: os pronomes oblíquos átonos nunca vêm precedidos de preposição, ao contrário dos tônicos, que sempre vêm precedidos de preposição como podemos ver exemplificado abaixo:

“E heroico, embora sempre horrorizado, passei o livro a ele.”
 

PRONOME PESSOAL
NÚMERO
PESSOA
PRONOME RETO
PRONOME OBLÍQUO
ÁTONOS
TÔNICOS
Singular
1ª pessoa
eu
me
mim, comigo
2ª pessoa
tu
te
ti, contigo
3ª pessoa
ele /ela
o, a, lhe, se
ele, ela, si, consigo
Plural
1ª pessoa
nós
nos
nós, conosco
2ª pessoa
vós
vos
vós, convosco
3ª pessoa
eles /elas
os, as, lhes, se
eles, elas, si, consigo


Pronome de Tratamento é a palavra ou locução com o valor de pronome pessoal. Na maioria das vezes, é usada para designar a segunda pessoa do discurso, a pessoa com quem se fala. 



PRONOME DE TRATAMENTO
PRONOME
ABREVIAÇÃO
QUANDO USAR
Vossa Alteza
V.A.
Arquiduques, duques, príncipes.
Vossa Eminência
V.Emª
Cardeais.
Vossa Excelência
V.Exª
Altas autoridades ou pessoas de respeito.
Vossa Magnificência
V.Magª
Reitores de universidades.
Vossa Majestade
V.M.
Reis, imperadores.
Vossa Reverência
V.Revª
Sacerdotes.
Vossa Reverendíssima
V.Revma
Sacerdotes.
Vossa Santidade
V.S.
Papa.
Vossa Senhoria
V.Sª
Altas autoridades ou pessoas de respeito.
 
Pronome Possessivo é aquela que associa a ideia de posse às pessoas do discurso. – Veja o exemplo: 

 “Meu amigo sofreu muito.”
 
Temos uma narração em 1ª pessoa, onde o eu (personagem-narrador) é o possuidor; o amigo (3ª pessoa, de quem se fala) é a coisa possuída. Agora vamos a algumas variações do exemplo acima:
Minha amiga sofreu muito.
 
Meus amigos sofreram muito
.
Minhas amigas sofreram muito.
 
Percebemos que o pronome possessivo meu da frase original aparece, nas variações, flexionado em número e gênero, concordando com a coisa possuída (meu amig|o, minha amig|a, meus amig|os, minhas amig|as), mas não apresenta flexão de pessoa mantendo-se sempre na 1ª pessoa do singular, ele concorda com o possuidor. Entretanto, se agora apresentarmos uma variação da frase original, alterando o número de possuidores, o pronome possessivo será flexionado:
Eu e Pedro ficamos aborrecidos: nosso amigo sofreu muito.
Eu e Pedro ficamos aborrecidos: nossos amigos sofreram muito.



PRONOME POSSESSIVO
PESSOA
UM POSSUIDOR
MAIS DE UM POSSUIDOR
UMA COISA POSSUIDA
MAIS DE UMA COISA POSSUIDA
UMA COISA POSSUIDA
MAIS DE UMA COISA POSSUIDA
1ª pessoa
meu, minha
meus, minhas
nosso, nossa
nossos, nossas
2ª pessoa
teu, tua
teus, tuas
vosso, vossa
vossos, vossas
3ª pessoa
seu, sua
seus, suas
seu, sua
seus, suas
 
Pronome Demonstrativo é aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo e no espaço e podendo ser flexionados em gênero, número e pessoa.
 
Exemplo: 

“Di Cavalcanti e Portinari retrataram o povo brasileiro de formas igualmente originais, mas distintas: este deu ênfase ao aspecto social; aquele, à sensualidade lírica.”
 
Observe bem como este (Portinari) e aquele (Di Cavalcanti) se relacionam com Portinari e Di Cavalcanti, respectivamente o mais próximo (este) e o mais distante (aquele) no momento em que se efetua a distinção entre as obras. 


PRONOME DEMONSTRATIVO
PESSOA
SITUAÇÕES
PRONOMES
ESPAÇO
TEMPO
VARIÁVEIS
INVARIÁVEIS
Próximo de quem fala
Presente

Este, esta
Estes, estas

isto
Próximo com quem se fala / pouco distante
Passado ou Futuro Próximo
Esse, essa
Esses, essas
isso
Próximo de quem se fala / muito distante
Passado Remoto

Aquele, aquela
Aqueles, aquelas

aquilo

Pronome Relativo é aquele que retoma um termo expresso anteriormente, por isso mesmo chamado de antecedente
... a casa onde morava ...
 
Onde é um pronome relativo que retoma o substantivo casa, o antecedente. Em muitos casos, o pronome relativo introduz o antecedente em outra oração, estabelecendo assim uma relação entre orações:
“Lá na esquina em frente despontavam alguns rapazes que vinham da noite de sábado.”

Observe que o pronome relativo que retoma o substantivo rapazes, introduzindo-o na oração seguinte. Transformando o período composto em período simples teremos: 

Lá na esquina em frente despontavam alguns rapazes.
 
Os rapazes vinham da noite de sábado.



PRONOME RELATIVO
VARIÁVEIS
INVARIÁVEIS
o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas,
quanto, quantos, quantas
que
quem
onde
  
Pronome Indefinido é aquele que se refere a terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado, genérico. 
“Mas alguém lhe segurava o braço ...”
 
Na oração acima temos o pronome indefinido alguém, ou seja, alguma pessoa, uma pessoa indeterminada, qualquer pessoa, um ser qualquer de quem se fala, portanto, uma terceira pessoa.

PRONOME INDEFINIDO
VARIÁVEIS
INVARIÁVEIS

algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vário, tanto, quanto, qualquer, um

alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, cada, algo, algures, alhures, nenhures
 
Pronome Interrogativo é aquele utilizado para formular uma pergunta. Os principais são: quem, que, qual, quanto. Os dois primeiros são invariáveis; qual apresenta flexão de número (quais); quanto apresenta flexão de número e de gênero. 

Quanto mede?” “Quem lhe contou que é ladrão?”
 
Observação: Podemos formular uma interrogação direta ou uma interrogação indireta. A interrogação direta apresenta a forma típica, com o ponto de interrogação no final:
O professor perguntou: ___ Quem será aprovado?
 
Já a interrogação indireta se faz da seguinte maneira: 
O professor perguntou quem seria aprovado.



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário